Cinque Terre

O primeiro post do blog merece ser sobre esse lugar lindo e encantador. Um paraíso perdido da Itália!

Cinque Terre é um parque nacional italiano localizado no litoral da Ligúria, noroeste da Itália, composto por cinco pequenas vilas: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Declarado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Cinque Terre é caracterizada por paisagens montanhosas de frente pro mar, com cenários pitorescos que dá vontade de ficar o dia inteiro tirando fotos admirando a beleza única do lugar.

Minha rápida visita à Cinque Terre durou apenas um dia, mas foi o suficiente pra conhecer os principais lugares e ainda pude desfrutar um pouquinho da praia italiana, com direito até a um banho de mar!

Como chegar

O acesso à Cinque Terre pode ser feito de barco, trem ou a pé. A entrada de carro nos vilarejos é restrita, por falta de ruas e pela preservação do parque.

Saímos de Florença em direção a Monterosso al Mare, a mais distante das vilas e a mais agitada. De trem o trajeto dura 2h25, cansativo pra um bate e volta de Florença, mas infelizmente foi o único dia que tivemos para o passeio.

cinque-terre-map

Monterosso al Mare

Monterosso é a vila que possui a maior extensão de pedrinhas que machucam o pé areia onde os turistas desfrutam da praia e descansam à beira-mar.

moterosso2

Monterosso al Mare

Por receber mais turistas, esta vila possui diversos restaurantes, bares e cafés e a maior rede hoteleira de Cinque Terre, além de construções mais modernas na cidade nova, logo ao lado da parte histórica da cidade.

monterosso

Vista de Monterosso

moterosso3

Rua de Monterosso

moterosso4

Passeio com vista para o mar

moterosso5

Mar Mediterrâneo em Monterosso

Manarola

Um dos cartões postais de Cinque Terre, Manarola tem suas construções sobre uma rocha a 70 metros do nível do mar, formando uma pequena vila com um charme único pela arquitetura das casinhas coloridas, conjugadas e amontoadas. Esta vila parece cenário de filme romântico, daqueles que faz você sonhar com príncipe encantado ♥

1

Manarola

manarola

Rua de Manarola

Via dell’Amore ♥

Um passeio que não pode faltar neste vilarejo é uma caminhada pela Via dell’Amore. É uma via costeira junto ao penhasco que conecta Manarola à Riomaggiore. Com uma linda vista para o mar, o caminho possui bancos e cafés, deixando o passeio mais agradável ainda. A beleza, a paisagem e o clima romântico atrai casais apaixonados que eternizam seu amor através dos famosos cadeados deixados no local.

DSC02704

Mural de cadeados

DSC02705

DSC02712

Via dell’Amore

O caminho foi construído nos anos vinte, como uma via auxiliar durante as obras de ampliação da galeria ferroviária que conecta as duas vilas. Após a conclusão das obras a via foi deixada e começou a ser utilizada pelos moradores. Ainda bem, né? Pra mim é um dos lugares mais inspiradores de Cinque Terre!

via dell'amore

Vista do café na Via dell’Amore

Imagina uma tarde com o boy, um vinho branco e esse pôr do sol…

Riomaggiore

Esta é a mais populosa das cinco vilas, tem aproximadamente 3 mil habitantes. É a mais perto de La Spezia, cidade principal próxima a Cinque Terre. As características aqui não mudam, paisagens lindas, casinhas fofas e coloridas, ruas estreitas… O ponto alto aqui é a marina, onde os barquinhos ficam presos e fazem o portinho mais pitoresco das cinque terre.

riomaggiore

Marina de Riomaggiore

riomaggiore1

Vista de Riomaggiore

Escondidinha ali entre as rochas, tem uma mini-praia. Pra quem não se incomoda em deitar em algumas pedras pra tomar um sol ou apenas contemplar a paisagem…

riomaggiore2

Praia em Riomaggiore

Finalizando…

Os planos iniciais não eram passar o dia em Cinque Terre, mas depois de ver o quão especial e único era o lugar não resistimos. Não conseguimos visitar as cinco vilas e o roteiro foi meio bagunçado por não ter sido planejado. Começamos por Monterosso, depois seguimos de trem pra Riomaggiore, que está na outra ponta, e finalizamos o passeio em Manarola. Visitei em julho de 2012 com uma amiga, mas não foi preciso muito esforço pra relembrar. O lugar é daqueles que dificilmente você vai esquecer! Foi o suficiente pra deixar um gostinho de quero mais…

Anúncios

14 comentários sobre “Cinque Terre

  1. rubiagdutra disse:

    Parabéns PamPSnorama!
    Ótimo! Sucesso para o blog!
    Muito bom estar presente nessa viagem e em seu primeiro post! Lugar inacreditável!

    Ps: esqueceu de falar a dica de ir e voltar com a mesma passagem. Ops!
    Quero credito em algumas fotos! haha

    Beijo! 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s