O primeiro post do blog merece ser sobre esse lugar lindo e encantador. Um paraíso perdido da Itália!
Cinque Terre é um parque nacional italiano localizado no litoral da Ligúria, noroeste da Itália, composto por cinco pequenas vilas: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Declarado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Cinque Terre é caracterizada por paisagens montanhosas de frente pro mar, com cenários pitorescos que dá vontade de ficar o dia inteiro tirando fotos admirando a beleza única do lugar.
Minha rápida visita à Cinque Terre durou apenas um dia, mas foi o suficiente pra conhecer os principais lugares e ainda pude desfrutar um pouquinho da praia italiana, com direito até a um banho de mar!
Como chegar
O acesso à Cinque Terre pode ser feito de barco, trem ou a pé. A entrada de carro nos vilarejos é restrita, por falta de ruas e pela preservação do parque.
Saímos de Florença em direção a Monterosso al Mare, a mais distante das vilas e a mais agitada. De trem o trajeto dura 2h25, cansativo pra um bate e volta de Florença, mas infelizmente foi o único dia que tivemos para o passeio.
Monterosso al Mare
Monterosso é a vila que possui a maior extensão de pedrinhas que machucam o pé areia onde os turistas desfrutam da praia e descansam à beira-mar.

Monterosso al Mare
Por receber mais turistas, esta vila possui diversos restaurantes, bares e cafés e a maior rede hoteleira de Cinque Terre, além de construções mais modernas na cidade nova, logo ao lado da parte histórica da cidade.

Vista de Monterosso

Rua de Monterosso

Passeio com vista para o mar

Mar Mediterrâneo em Monterosso
Manarola
Um dos cartões postais de Cinque Terre, Manarola tem suas construções sobre uma rocha a 70 metros do nível do mar, formando uma pequena vila com um charme único pela arquitetura das casinhas coloridas, conjugadas e amontoadas. Esta vila parece cenário de filme romântico, daqueles que faz você sonhar com príncipe encantado ♥

Manarola

Rua de Manarola
Via dell’Amore ♥
Um passeio que não pode faltar neste vilarejo é uma caminhada pela Via dell’Amore. É uma via costeira junto ao penhasco que conecta Manarola à Riomaggiore. Com uma linda vista para o mar, o caminho possui bancos e cafés, deixando o passeio mais agradável ainda. A beleza, a paisagem e o clima romântico atrai casais apaixonados que eternizam seu amor através dos famosos cadeados deixados no local.

Mural de cadeados

Via dell’Amore
O caminho foi construído nos anos vinte, como uma via auxiliar durante as obras de ampliação da galeria ferroviária que conecta as duas vilas. Após a conclusão das obras a via foi deixada e começou a ser utilizada pelos moradores. Ainda bem, né? Pra mim é um dos lugares mais inspiradores de Cinque Terre!

Vista do café na Via dell’Amore
Imagina uma tarde com o boy, um vinho branco e esse pôr do sol…
Riomaggiore
Esta é a mais populosa das cinco vilas, tem aproximadamente 3 mil habitantes. É a mais perto de La Spezia, cidade principal próxima a Cinque Terre. As características aqui não mudam, paisagens lindas, casinhas fofas e coloridas, ruas estreitas… O ponto alto aqui é a marina, onde os barquinhos ficam presos e fazem o portinho mais pitoresco das cinque terre.

Marina de Riomaggiore

Vista de Riomaggiore
Escondidinha ali entre as rochas, tem uma mini-praia. Pra quem não se incomoda em deitar em algumas pedras pra tomar um sol ou apenas contemplar a paisagem…

Praia em Riomaggiore
Finalizando…
Os planos iniciais não eram passar o dia em Cinque Terre, mas depois de ver o quão especial e único era o lugar não resistimos. Não conseguimos visitar as cinco vilas e o roteiro foi meio bagunçado por não ter sido planejado. Começamos por Monterosso, depois seguimos de trem pra Riomaggiore, que está na outra ponta, e finalizamos o passeio em Manarola. Visitei em julho de 2012 com uma amiga, mas não foi preciso muito esforço pra relembrar. O lugar é daqueles que dificilmente você vai esquecer! Foi o suficiente pra deixar um gostinho de quero mais…
Nossa, quanta riqueza de informações e paisagens! Você arrasou. Psrabéns!!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Vamos comigo um dia passar algumas tardes de verão lá?
Beijos!
CurtirCurtir
Irado! Que lugar top…vontade de conhecer
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei amiga! Me senti lá também, que lugar!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom Carol! Essa é a ideia, levar vocês pra viajar comigo através das imagens e dos relatos =D
Beijos!
CurtirCurtir
Bravíssimo!!!! Bel paesaggio!! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não sei muito de italiano Giu, mas grazie mille! =D
Beijos!
CurtirCurtir
Sensacional…
Não dá pra ficar só uma semana.. imagina 1 dia….
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um dia é bem pouco mesmo! Uma semana daria pra explorar bem melhor cada vila. Mais que isso seria perfeito pra fazer as trilhas, escaladas, passeios de barco…
Mas qualquer tempinho vale a pena =D
Beijos Rafa!
CurtirCurtir
Ahhh Pam que delicia! Ta gostoso de ler e deu muita vontade de ir pra la! rs
Arrasou 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Mari! Que bom que gostou.
Em breve terão mais lugares pra ficar com vontade de ir =D
Beijos!
CurtirCurtir
Muito bom Pam! Tá uma blogueira profissional já! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Paulo! Logo mais vou fazer novos posts 😉
Beijos!
CurtirCurtir
Parabéns PamPSnorama!
Ótimo! Sucesso para o blog!
Muito bom estar presente nessa viagem e em seu primeiro post! Lugar inacreditável!
Ps: esqueceu de falar a dica de ir e voltar com a mesma passagem. Ops!
Quero credito em algumas fotos! haha
Beijo! 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa